quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História da Escola

A Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, teve sua origem em 1987, na Escola comunitária São Félix, fundada pelos moradores do Areado, localizado às margens do rio Potengi, na Cidade Alta. Inicialmente seu espaço físico restringia-se apenas a uma pequena sala, situada à rua São Félix, onde funcionou por dois anos somente com o turno noturno oferecendo alfabetização de adultos .
Em 1989, a escola teve sua sede transferida para a rua São José, nº 34, Areado/Cidade Alta. Nessa ocasião, passou a ser denominada Escola Comunitária São Félix. A partir deste momento, os moradores se mobilizaram com ações sociais como bazares e outras contribuições visando a ampliação da pequena sede da escola, que contou ainda com doações de comunitários locais e escolas privadas. Neste ano, a Escola passou a atender ao ensino de 1ª a 4ª série e educação de jovens e adultos, precariamente, nos horários matutino, vespertino e noturno. Sua estrutura física era constituída por três salas de aula, dois banheiros para os alunos, uma sala que funcionava como direção e secretaria e uma cozinha.
De junho de 1993 a dezembro de 1997, a Escola comunitária São Félix, manteve convênio com a Secretaria Municipal de Educação, que se comprometeu com a cessão de professores, funcionários e o repasse da merenda escolar.
No final de 1997, impossibilitada de funcionar sob o sistema de convênio, a Escola, administrada pela Organização São Félix, deixou de funcionar por um curto período.
 Por exigência e mobilização da comunidade do Areado, ela é reaberta para o ano letivo de 1998, com a formalização de sua criação pela Portaria nº 6148 de 05 de março de 1998, através do ato municipal sancionada pela Prefeita Wilma de Faria. A partir deste ato institucional, a escola passou a fazer parte da Rede Municipal de Ensino de Natal recebendo a denominação de Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos , oferecendo o IV nível Educação Infantil.
Em fevereiro de 2000, a Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, foi tranferida para um prédio alugado, situado à rua Pitimbu na Cidade Alta, contando com três salas de aula, uma sala para secretaria, uma sala para direção, dois banheiros para os alunos, dois banheiros para os funcionários, uma cozinha e um salão, onde era distribuída a merenda para os alunos e aconteciam as atividades sócio-culturais.
Em 2002, a escola  foi transferida para outro prédio alugado pela Secretaria Municipal de Educação, situado à rua Santo Antonio, 718 também na Cidade Alta, contando com uma estrutura maior e melhores condições, dispondo de 07 salas de aula, uma biblioteca, uma secretaria, uma direção, cozinha, banheiros para alunos e funcionários e um pequeno pátio.
Em 2007 passou a funcionar em prédio próprio, inaugurado em 21/11/2007.Contando com 08 sala de aulas, 01 biblioteca , refeitório , 01 laboratório de informática , sala de professores , 03 depósitos ,quadra coberta, arquivo, secretaria , sala da direção e sala de apoio pedagógico .Atende atualmente 444 alunos no Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário